Como é ser uma consultora de cosméticos?

09 outubro 2015

Bom pessoal, para o primeiro post do blog, resolvi falar um pouco do meu trabalho, as dificuldades, vantagens, e tudo o que estou aprendendo com essa profissão.
 Entrei neste mundo de consultoria de cosméticos a mais ou menos 2 anos, sou estudante de música e nunca tive um emprego fixo, e como todos sabem, ganhar dinheiro com a música é bem difícil no começo, então, resolvi encontrar uma forma independente de tirar um extra, e como adoro maquiagem e todas as feminices, resolvi embarcar nessa.
Lembro que minha mãe gastava uma nota com cosméticos, e é ai que entra a primeira vantagem do trabalho, pois economizamos bastante agora.
Trabalho com 3 marcas, e confesso que se torna um ciclo vicioso, pois te da uma vontade enorme de trabalhar com todas que existe no mercado e isso é um pouco arriscado, pois você pode se enrrolar com dívidas.
A grande vantagem dessa profissão, é a liberdade que você tem para organizar seu tempo e conciliar com estudos, família, lazer e até mesmo outro emprego, que é um ótimo lugar para você conseguir clientes fieis.
A um tempo atrás, o perfil de consultoras eram um pouco "padrão", normalmente eram mulheres um pouco mais velhas, que na maioria das vezes, entravam no ramo mais por necessidade do que por escolha e tinham como foco vender, vender e vender, a minha antiga consultora por exemplo não usava um batom sequer, hoje em dia, tudo esta começando cedo, então muitas garotas estão entrando nessa, dando uma cara nova ao negócio, tendo a modernidade e ferramentas como a internet para trabalhar a seu favor, assim encontrando clientes, fechando negócios e fazendo seus pedidos online, e até mesmo virando modelo dos seus produtos.
A bastante preconceito com essa profissão, já ouvi muitas barbaridades como revendedora é desocupada, burra, isso não da dinheiro etc, uma pessoa que abre seu próprio negócio, investe seu tempo, seu dinheiro e muitas vezes tira o sustento da família com uma coisa, esta longe de ser desocupada, muito menos burra, pois tudo isso exige muito jogo de cintura.
O pior, é quando esse preconceito vem de pessoas que são conhecidas por serem "cultas" , pessoas do meu ciclo social, músicos, artistas, que possuem um ego inexplicável, muitos me julgaram, tiraram um sarrinho básico, do tipo "la vem a fulana cosméticos" e rir destes foi a solução que encontrei para seguir em frente. Enfim, consultora de cosméticos exige muita dedicação e paciência, a concorrência hoje em dia esta enorme, para se destacar, quanto mais diferenciada você for melhor, ter sempre sua mercadoria garantida, ter desenvoltura para conversar com as pessoas (saber vender o peixe) usar e entender sobre os produtos vendidos, se manter sempre atualizada com as novidades e a preferência dos clientes, e ter consciência de que isso é um trabalho muito bacana, você é uma micro empresária.
Uma profissão que merece um reconhecimento maior, espero ter ajudado quem já trabalha ou esta pensando em trabalhar com isso, um grande beijo a todos.





Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Oi flor, adorei a postagem! não sabia que existia esse preconceito é lamentável!

    pois ser consultora é algo de se orgulhar!
    parabéns pelo post!
    beijocas

    maquiagemparanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir